Espalhados por quatro cantos do mundo, cá estamos nós para partilhar experiências...de vida, de trabalho, de culturas diferentes, enfim...Portanto toca a contar histórias! Lisboa, Amsterdam, Paris, New York, London...para já são estes os pontos de referência...quem sabe se não aparecerão outros!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Coming soon to arquitectosemfuga - Part 1

A Architectural Foundation, um dos principais núcleos de arquitectura no Reino Unido, organiza semestralmente uma série de apresentações sobre obras de arquitectura recém inauguradas ou in the making como veículo de promoção e discussão pública da arquitectura contemporânea mundial.

A primeira apresentação da série Real Architecture: Autumn 2008 organizada pela Architectural Foundation é sobre a Westminster Academy, desenhada pelo atelier Allford Hall Monaghan Morris. O edifício, situado no nordoeste de Londres, fez parte da lista de candidatos ao Stirling Prize de 2008 e recebeu o prémio de RIBA Building of the Year 2008 e RIBA National Award for Architecture 2008.

Um dos pontos positivos desta primeira apresentação foi o facto de ser realizada no próprio objecto de conversa. Não estamos a falar de um objecto abstracto mas do próprio espaço onde estamos, o que põe de parte qualquer tipo de subjectividade. O facto de ser um edifício low budget obrigou a um exercício de criatividade no que diz respeito a materiais, em alguns momentos mais bem sucedidos do que outros (o revestimento da escada num aglomerado tipo OSB pintado de branco já pede manutenção). A fachada, quer pelo reflexo inerente ao material quer pelo exercício gráfico de aplicação de cores, contrasta com a envolvente cinzenta e degradada que deixa pouco espaço à imaginação.
Mas a parte mais interessante do discurso refere-se à relação entre a estrutura curricular desta escola e o edifício, e de como será a escola do futuro. A vontade de inspirar os alunos, de abrir a escola para o mundo real está presente em todo o discurso e reflete-se na flexibilidade dos espaços de estudo/aula/estar na escola assim como nos acessos e espaço de recepção pontuado pela escada principal do edifício. Devo confessar que esta escada, um dos elementos principais do edifício, foi uma tremenda decepção. É uma experiência extremamente constrangedora, pelo sentimento de emprisionamento ao subi-la... as fotos enganam. Só no vídeo de apresentação da escola é que conseguem ter uma ideia do que estou a falar.


Quanto às restantes apresentações, irei juntá-las assim que tiver acesso aos vídeos

Sem comentários: