Espalhados por quatro cantos do mundo, cá estamos nós para partilhar experiências...de vida, de trabalho, de culturas diferentes, enfim...Portanto toca a contar histórias! Lisboa, Amsterdam, Paris, New York, London...para já são estes os pontos de referência...quem sabe se não aparecerão outros!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Deixo aqui uma parte da introdução do meu relatório de estágio, onde muito breve falei do início do início...

Deixar tudo para trás não foi fácil, não...mas agora que o estágio acabou e me vejo livre finalmente daquele fantasma "inquisidor" que tantas vezes se tornou e (ainda) torna a "nossa" faculdade, posso dizer: valeu a pena!

"...Na minha procura de estágio, Paris era cidade de eleição, procurei um atelier em que a actividade fosse diferenciada e que de algum modo tivesse uma posição solida sobre o mundo da arquitectura, «une grande agence» era preferencial, mais pelo desafio, pela diversidade e pela potencialidade de absorção máxima de conhecimentos e experiências.

Enviei o meu portfolio para o Ateliers Jean Nouvel em Paris e passada uma semana responderam-me dizendo que queriam uma entrevista comigo. Voei para Paris a pensar que seria difícil conseguir o estágio e por isso nem levei comigo muita coisa, uma pequena mala, vários exemplares do portfolio, o suficiente para 15 dias de procura de estágio.

Tive apenas 5 minutos para explicar todo o meu percurso académico e no fim: «tu veux commencer la semaine prochaine?». E assim foi...não voltei.

...

O primeiro dia foi complicado, descobrir e perceber a organização e o funcionamento de tudo. Num edifício antigo, uma espécie de neo-clássico, constituido por 3 pisos, todo reformulado por dentro, estilo open-space. Aqui respira-se energia, entusiasmo e espírito de trabalho. Fui recebida por um conjunto de pessoas simpáticas e disponiveis. A integração foi fácil, uma equipa multi-cultural, com quem muito aprendi e que mesmo nos momentos mais difíceis, de stress, de cansaço, houve sempre um sorriso, uma palavra de motivação para continuar.

..."

Eu espero que as vossas experiencias vos tenham dado tanto como a mim, mesmo às vezes quando a saudade apertava, quando ninguém nos compreendia ou soltavamos umas palavras em português por descuido...quando trabalhavamos até tarde como uns doidos ou não sabiamos o que fazer...Espero que tenha valido a pena...Eu por aqui fico pela "France" (como emigra que se prese!) e por isso não vou deixar que este blog morra!!!

Dêm noticias amigos!!!!

Beijos grandes

1 comentário:

Joana disse...

...e eu junto-me ao grupo dos "emigras" que resistem!

Mas não pensem que por irem para lisboa podem abandonar o blog! a fuga continua....