Espalhados por quatro cantos do mundo, cá estamos nós para partilhar experiências...de vida, de trabalho, de culturas diferentes, enfim...Portanto toca a contar histórias! Lisboa, Amsterdam, Paris, New York, London...para já são estes os pontos de referência...quem sabe se não aparecerão outros!
quarta-feira, 28 de novembro de 2007
You may say I'm a dreamer....
Parecendo que não passou 1 mês e pouco.... parece que já cá estou há imenso tempo! Estão sempre a acontecer coisas diferentes e tenho ainda tanto para ver...
O fim de semana passado fui a Abbey Road, o mítico estúdio onde os Beatles gravaram a maior parte das suas músicas. Entretanto não se pode entrar mas o muro está todo autografado e o que é que está à porta? A mítica passadeira da capa do album Abbey Road com os 4 a atravessar a rua.
Entretanto aqui a boa da turista bem tentou tirar a foto típica a atravessar mas nota pessoal : os Beatles não tiveram de lidar com trânsito, e acreditem que havia muito!! Conclusão : tenho uma colecção de fotos a atravessar a rua com carros à frente!!!!! Que belo recuerdo!
Fui a Notting Hill, à feira de Portobello Road... Há de tudo: malas, roupa, carne, peixe, livros, antiguidades.... Não é propriamente baratito (estamos em londres né!) mas encontram-se coisas diferentes e é super divertido, é uma rua gigante cheia de gente ( muito turista do norte também), com todos os tipos de comida possíveis e imagináveis... alemã, tai, italiana,chinesa,indiana.... Perdi-me um dia inteiro nesta brincadeira... apaixonadissima pelos chapéus!
E por agora fico-me por aqui....
Beijos grandes
quarta-feira, 21 de novembro de 2007
Grao a grao...
domingo, 18 de novembro de 2007
It's the most wonderful time of the year...
sábado, 17 de novembro de 2007
As nossas paredes brancas - vivemos num contentor
Alo!
Esta semana foi tempo de mudanças. O estudio estava à nossa espera, vazio, prontinho para que lhe pusessemos em cima as nossas mãozinhas de arquitectos. Claro que foi um prazer escolher tudo á nossa medida, ir construindo aos poucos uma nova casa numa nova cidade.O IKEA é o nosso melhor amigo. Acho que ficou um espectáculo (como podem ver a caixa de bananas continua a acompanhar-nos para todo o lado), durmimos em cima, temos uma zona de estar por baixo e ate temos uma mesa antiga que me deram no atelier e que eu pintei de laranja, ja depois do horário de trabalho( eu pintei...hã?!, e pintei tb as calças, a camisola, o cabelo...foi 3 vezes pintada porque originalmente era preta). O estudio faz parte de uma construção por módulos que são literalmente contentores, mto fixe.
Por aqui tb já está friozinho, especialmente de bicicleta que o vento é mesmo cortante, mas no quarto ando de manga curta, que o aquecimento não brinca...
Entretanto o pessoal no atelier é um espectáculo...arranjaram me um pequeno frigorifico, tachos...emprestaram-me o carro da empresa p fazer as mudanças...grande espírito mesmo...
Entretanto o trabalho corre bem, ja participei em pelo menos 4 projectos diferentes, nós os estagiários temos estado a trabalhar na fase conceptual dos projectos, com desenhos, maquetes de estudo e andei a aprender VectorWorks ( não há autocad para ninguém, isto é só Macs...aqueles monitores enormes, branquinhos...ai...). Eu que nunca tinha mexido num Mac...tive de levar com um e ainda por cima em Holandês!Passado um dia desisti e pedi logo para me mudarem a lingua daquilo.
Trabalhei num projecto que tal como o estudio em que estamos a viver, era uma organização por módulos de contentores ( muito gostam eles dos módulos aqui por estas bandas) mas que passados 5 anos vai ser mudado de sitio e com outro programa! Portanto o sítio não podia ser determinante na concepção, porque nem sabiamos qual seria o lugar futuro!Bem isto de estar a projectar sem dar muito valor à forte relação com o lugar que o projecto deve ter foi mesmo estranho e até mesmo para a equipa de trabalho...mas são os novos desafios da sociedade...
As almoçaradas são no atelier, almoçamos todos lá, saladas, sandes, ás vezes fazem pasta e o melhor...não pago um tusto! Passam a vida a perguntar-me se eu como muito bacalhau e pasteis de nata...já me fizeram prometer que um dia ia cozinhar lá um prato com bacalhau...na pior das hipóteses, se não me conseguir safar, vai o bacalhau cozido com batata...
Por agora é tudo. Já tenho internet em casa, 10 euros por mês, grande negócio.
P.S. - Já estão convidados a fazerem-nos uma visitinha!
Beijos
It's beginning to look a lot like christmas....
Hello!
Pois é, já se passaram umas semanitas e eu começo a ver Londres como "home away from home".
No atelier temos mais duas pessoas na equipa, um checo e outro grego ( que ficou muito surpreendido de os portugueses falaram bem inglês.. n percebi bem pk) e está a ser uma equipa bem catita, divertida e tal. Entretanto já marcaram a festa de natal do atelier, parece que desta vez é num teatro junto ao rio, e já começamos a fazer planos todos juntos sobre estrategias de ataque de comida ( sim, pk 1200 pessoas com fome...). Continuo a sair a horas decentes excepto comemorações no bar da esquina, e por isso tenho o meu tempinho dividido entre a minha preguiça natural e os passeios citadinos!
E o que é que esta criança aprisionada num corpo de 23 anos (embora pareça 18) mais gosta? O Natal!!! Por isso imaginem a minha excitação perante as luzes natalícias, feiras de natal, patinagem no gelo, concertos de natal blá blá blá
É ver-me na rua, máquina a postos, a correr todas as ruas, parques ( e lojas da disney). Enfim, isto passa-me (eventualmente).
O pior mesmo é o frio... Aqui estão normalmente 5 graus (sempre é mais que Paris) mas aquela brisa matinal junto ao rio quando chego ao atelier.... brrrrrr pura tortura! Acho que vou esgotar o chá do bar só para tentar aquecer quando chego.
Em Janeiro/Fevereiro é que vai ser giro.....
Beijos grandes
Joana
Dias de greve
Aqui esta semana os franceses resolveram fazer multiplas greves dos transportes! todos ao mesmo tempo! E parece que vai continuar por mais uns dias...incrivel...e entao dado este facto, tive que arranjar uma soluçao para chegar ao atelier que é verdadeiramente longe da minha casa, considerando a hipotese de ir a pé. lol Entao fui de bike! levei 1h de bicicleta para cada lado, fiz isto dois dias....e juro para nunca mais! So volto a pegar numa bicicleta daqui a muito muito tempo...ao todo fiz 10 km para cada lado q no fim de dois dias deu 40 kilometros...ontem vim de taxi que ja nao sentia as pernas! Concluindo ate foi uma experiencia engraçada, fizemos um grupo de colegas meus do trabalho, e foi interessante ver paris de bicicleta, sempre é diferente. O pior foi mesmo o frio, aqui ja anda por volta dos 0 graus e hoje, sabado, nao me consigo quase mexer, tenho dores musculares ate nos dedos das maos =)
Segunda começo um novo projecto, este parece que sera para durar. Um arranha-ceus em Singapura, ja vi o projecto e parece mt fixe!
beijinhos grandes!
sábado, 10 de novembro de 2007
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Museu Quai de Branly
Este domingo fui ver o tão falado Novo Museu do Jean Nouvel, que algums amam e outros tantos odeiam!
É um edificio enorme, envolvente, e onde a primeira fachada de vidro permite uma transiçao para um novo mundo. Somos obrigados a fazer um percurso que nos mostra e suscita aos poucos as exposiçoes. Todo o percurso é em rampa e as exposiçoes estao "suspensas". O museu é sobre a arte feita em tempos ancestrais e de civilizaçoes, algumas, ja desaparecidas na Asia, Africa e Americas.
Eu quando vi a fachada com os vegetais a saltar, juro que me assustei, mas ate achei piada. Foi interessante ver q toda a gente que passa nao fica indiferente e ha algumas q ate vao tocar para ver s é verdadeiro. lol
Eu quando vi as fotografias do edificio nas revistas, nao gostei nada...pensei eu: mais um monstrinho louco! Mas afinal ate é um monstro simpatico, os ambientes acho q estao mt bem conjugados com o tema do museu e o proprio percurso é impressionante.
Ok...pronto ja chega, prometo so voltar a falar de arquitectura daqui a mt tempo!!!
=)
beijos
O meu endroit
Trabalhar com o Rem
segunda-feira, 5 de novembro de 2007
as grandes noites e nao so
Pois e, isto por aqui tem sido em grande a nivel de trabalho, com 1 noitada ate as 11 da manha e duas ate as 5 e as 7, a perfeita loucura e exaustao. Ha imenso trabalho e houve duas entregas seguidas na semana passada, portanto literalmente non-stop. Mas, quando o trabalho esta no auge, porque nao, simplesmente, sair? Esta foi a sugestao do nosso director do projecto de Praga, um alemao com imensas ideias :)
Este e um resume das loucas noites de Nova Iorque, comecando com a Danger Party, no fim-de-semana antes do Halloween, que era 5 dolares mais barata se fossemos mascarados. Resolvemos mascarar-nos com o material do atelier (ai se o Hani e a Lise Ann, os directores, soubessem!) e tentar a sorte. Resultado, pagamos 20 dolares na mesma, mas valeu a pena. Foi mesmo uma festa, chegamos as 7 da matina e incluia disfarces estranhissimos e uma pseudo tenda para dancar...lolol
Entre esta festa e a proxima mascarei.me de hospedeira no halloween, o panico, todos me chamavam enfermeira :)
De quarta para quinta feira tivemos esta directa fabulosa a acabar a maquete, ja o sol raiava pela janela...
A festa da ultima sexta feira comecou com um fabuloso jantar num restaurante coreano, com a cerveja deles, soju, com 20 graus cada... o pavor! Pagamos 50 dolares cada um, so p terem nocao... Seguidamente alugamos uma sala so para nos para o karaoke lolol, portanto todos revelamos as nossas qualidades enquanto cantores do ano, e como voces ja conhecem a minha voz, podem imaginar o sofrimento alheio :)
Este fim de semana pude finalmente continuar a vida turistica e aqui vao dois momentos relaxantes: o Central Park e a Liberty Statue, que e feia, gorda e achatada!!!Que susto!!! lolol
Continuem a aproveitar as vossas vivencias, amanha vou comecar a aprender um programa de 3d, o Rhino, brrrrr!!!
Beijinhos grandes!!!
Museum Night
Ola' pessoal!
Este sabado foi a Museum Night em Amsterdam. A cidade estava completamente lotada, acho que nunca vi tanta gente nas ruas, quase que parecia a rambla da catalunha em noite de fim de semana.
40 museus da ciadde estiveram entao abertos desde as 19:00 'as 2:00 da manha.
A nossa tour comecou no museu Van Gogh, um espaco mto fixe, com uma escadaria central e varias mezzanines, foi so pena nao deixarem tirar fotos. Havia um Dj a por musica, bebidas e tapas...bom esta parte da comida correu um bocado mal, pk no folheto nao avisavam que era tudo a pagar (como pudemos nos pensar que era gratis!?) e entao fomos todos contentes sem jantar, 'a espera de comer as iguarias "oferecidas".
Depois passamos pelo Film Museum, onde vimos um curta metragem, deitados numa cama gigante e a olhar para um ecra no tecto. No Rikj Museum, a festa era em grande, fila p entrar, letras em rosa flurescente anunciavam a entrada. Havia caipirinhas, champagne e fondue de chocolate (tudo a pagar claro).
Ainda passamos no Theater Museum que 'e basicamente um museu sobre a danca e sua evolucao, o que foi mto interessante ('a parte das performances que eram uma treta).
Acabamos a noite completamente exaustos na casa de Anne Frank.
Fizemos uma longa caminhada a pe ate ao barco onde estivemos instalados no fim de semana, caminhada esta "acompanhada" por um grupo de portugueses (masculino claro) que julgando-se o unico por akelas bandas, contava animadamente as suas "aventuras" na red light ( estou a ser mto meiguinha pk os dialogos eram bem puxadotes).
Hoje comeca mais uma semana de trabalho,de solucoes e ideias que vao ser realmente construidas, de desenho, maquetes e afins...mas 'e tao bom chegar 'a sexta feira e nao ter mais nada em que pensar...adeus faculdade!
Beijos
domingo, 4 de novembro de 2007
Nouvelles de Paris
Finalmente posso dar noticias aqui no nosso espaço, hoje consegui infiltrar-me na internet alheia de algum vizinho que ainda nao sabe bloquear redes! Mas ainda bem que assim é! Enquanto espero pela minha internet tenho que me aproveitar da ignorancia dos outros =)
Pois é, ja fazem 15 dias que começei a trabalhar, passa num instante...O atelier nao é tao mega hiper gigante como o do Foster mas para mim ja é enorme, pelo menos acho que é o maior de frança com cerca de cento e tal arquitectos. No total nao sei bem porque depois ha mais ateliers do Jean Nouvel espalhados pelo mundo, cm em NI, Madrid ou Copenhaga.
O edificio é composto por 4 pisos, edificio antigo por fora mas la dentro nao tem nada a ver, estilo fachadismo puro. Sei que estao a contruir um novo atelier com showroom e tudo, mas nao sei para quando sera a mudança.
Estou a gostar imenso, isto mais parece um erasmus mais calmo, alomoçamos todos juntos, fazemos alta festa, as sextas temos happy hours e ao fim de semana os estagiarios ainda se juntam todos e tal. O ambiente é porreiro, claro que ha sempre gente menos simpatica, normalmente os franceses, mas isso é uma questao de habito e basta ignorar =) lol Entro (fantasticamente) as 10h da manha! LOL e saiu as 19 horas, ate agr nao sai mais tarde, porque o projecto ainda ta no inicio e a minha chefe de projecto é super calma. Acho que tive sorte, para começar foi bom aparecer uma cena assim mais calminha para me ir orientando e inserindo na "comunidade". Mesmo acho se sair mais tarde, so a questao de ter fim de semanas é maravilhoso!! =))
Ate agora nao fiz nada senao maquetes experimentais, cenas em photoshop e uma maquete toda xpto que ate luz embitida tem! ehehe O projecto é de um carrossel em Nova Iorque , projecto pequeno mas mt interessante que me fascinou logo. Estes gajos aqui sao doidos, num projecto assim tao pequeno gastam rios de dinheiro!!! so o revestimento vai custar 1000 euros m2...eu fiquei parva qd ouvi e para eles parece normalissimo! Depois outra cena maluca foi no atelier de maquetes...eu estive la a fazer a minha maquete com um senhor que se encarrega das maquinas e dos materiais e sempre que eu curtava uma placa k-line ele deitava o resto para o lixo! Eu passei-me! Parece que nao tem amor ao dinheiro! enfim...O ambiente no atelier de maquetes é a loucura, ouve-se musica jazz em altos berros enquanto que no atelier normal, onde o pessoal trabalha com o computadores é super tranquilo.
Ja me curzei varias vezes com o big boss. O homem é simpatico mas nc vi uma pessoa tao estranha, é mesmo granda personagem! lol Sabem ele é fa de fernando pessoa, disse numa entrevista que o livro que le todas as noites é o Livro do Desassossego de Bernardo Soares.
La me instalei na semana passada no meu cubiculo de 15 m2 no arrondissement 16, o quartier mais chique de paris, lol, onde vejo so velhotas a ir ao supermercado de vison e super maquilhadas! Nao se passa nada aqui, é mesmo so uma zona residencial toda bonitinha e super tranquila. Eu ate gosto, é sitio mt calmo e dps vivo mesmo ao pe do metro e esse leva-me para sitios porreiros onde ha mais "acçao"!
Bom por agora vos deixo, espero ter internet em breve...Este fim de semana tive meio adoentada, cheia de tosse entao abusei de filmes e mais filmes. Hoje ja estou melhor e entao vou dar uma vista de olhos em alguns museus. Assim que puder mando fotos!
Espero por uma visita vossa sempre! Eu ainda nao sei quando vos poderei visitar, mas tlz so dps do natal, que agr as finanças estao por baixo =)
Beijos beijos
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Aventuras e Desventuras
Deixem me que partilhe convosco a magnifica noite que passei.
Primeiro deu-se o empacotar de tudo e mais alguma coisa que havia naquela cozinha (comida, rolos de papel, detergente...)o que era nosso e o que ja la estava ( sim pk temos de poupar em tudo ). So para introduzir o tema, este fim de semana nao vamos ficar na casa onde temos estado pk ja estava reservada, entao vamos ficar 2 dias num hostel e depois regressamos ate dia 14 de novembro (altura em que finalmente vamos para o nosso estudio definitivo), dai o motivo de tiramos tdo do quarto ontem.
Depois de tudo arrumado fomos descansar...pensava eu...eram 3 da manha acordo em stress com a sensacao de que os relogios tinham avariado todos e que ja eram 7 e eu tinha de acordar. Minutos depois percebo que os relogios estao bem, eu 'e que nao...
Ja' pelas 6 da manha acordamos com alguem a tentar abrir a porta do nosso quarto, insistentemente. Salto da cama em panico e grito em portugues "quem esta ai?" - quem quer que fosse, claro que percebeu tudo...Voltei para a cama desanimada pk ninguem me respondeu...
So hoje me lembrei que provavelmente seria um turista do quarto ao lado que foi 'a casa de banho ( ha quartos sem casa de banho privada) e nao conseguia encontrar a porta do seu quarto...
Enfim nao descansei nada, ainda bem que 'e sexta feira e que o fim de semana esta 'a porta...
Amanha vamos 'a Museum Night.
Beijus