Estava já prometida uma pequena nota sobre a OpenHouse deste ano que, mea culpa, foi ficando eternamente adiada. Recordando a questão, a OpenHouse é um evento realizado anualmente que permite durante dois dias a visita a alguns dos edifícios mais significativos da cidade. É uma oportunidade de aproveitar a generosidade daqueles, privados, empresas e entidades públicas, num total de 700 edifícios, abrem as portas ao público. É o espaço que projectistas e os que usufruem dos espaços por eles desenhados têm de se cruzar, de questionar, de criticar.
Um dos destaques da edição deste ano era esta habitação unifamiliar no norte de Londres, situada sobre o cemitério de Highgate. A sua localização peculiar, um cemitério do século XIX considerado património classificado, não é motivo singular para o seu destaque, sendo que o edifício é um exemplo notável da arquitectura contemporânea da cidade, principalmente no que diz respeito a habitação.
Tudo porque arquitectura é cultura, é apreciar o seu significado no contexto social, e isso significa viver os espaços, conhecer a cidade, descobrir a arquitectura.
Sem comentários:
Enviar um comentário