Espalhados por quatro cantos do mundo, cá estamos nós para partilhar experiências...de vida, de trabalho, de culturas diferentes, enfim...Portanto toca a contar histórias! Lisboa, Amsterdam, Paris, New York, London...para já são estes os pontos de referência...quem sabe se não aparecerão outros!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

que bonito =)


nao resisti e deixo aqui a ultima do Troufa Real, corrijo Simnon Troufa Real...intitulada a "casa com cabelos"

profundo...

16 comentários:

Joana disse...

É curioso.... eu ia chamar-lhe a casa faquir.
É que já estou a ver o tipo deitado em cima dela, qual prova de resistência....

RGA disse...

lol...

ShORTy disse...

voces sao más.. um arquitecto que finalmente aceita a importancia do lado funcional da casota e faz uma estrutura pára-raios para proteger toda a zona à volta devia ser elogiado!

Joana disse...

Tens razão Joana. Isto é a inveja a falar...

Para além disso não tinha imaginado como aquela estrutura poderia ainda ser particularmente útil para fixar a iluminação de natal (coisa extremamente complicada de fazer não fosse a cama de faquir...)

Unknown disse...

Ora aqui está uma coisa bem portuguesa: falar do que não se sabe... e achar piada à nossa própria ignorância.
Eu esclareço: Esse Troufa Real que aparece na revista não é o arquitecto que toda a gente conhece (José Francisco Troufa Real), mas sim o sobrinho. O projecto, por sua vez, é o resultado de colaboração que o dito sobrinho fez com os arquitectos Diogo Bastos (eu) e Helga Pereira. Depois resolveu publicar a obra como sua. Enfim... Se quiserem deixar de ser obtusos, podem ficar a saber um pouco mais sobre o projecto neste episódio do programa Arquitectarte da RTPN (é a terceira reportagem) http://localhost/multimedia/?tvprog=24383&idpod=21939&pag=recentes

Unknown disse...

Desculpem, mas parece que aquele link deixou de funcionar. Experimentem este,
http://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?pagURL=arquivo&tvprog=24383&idpod=21939&formato=wmv&pag=arquivo&pagina=2&data_inicio=&data_fim=&prog=24383&quantos=10&escolha=

Joana disse...

Caro Diogo,
Obrigada pelos seus esclarecimentos, com os quais espero abandonar o meu mundo "obtuso" e compreender as razões por detrás da imagem aqui publicada que devo dizer é a única informação que tenho sobre o projecto.

No entanto, tentei aceder ao vídeo mas sem sucesso...
Haverá outro modo de aceder à informação? Poderá ser apenas um problema da minha ligação mas de facto estou com dificuldades em aceder ao vídeo.
Obrigada.

AnaT disse...

peço imensa desculpa de nao ter publicado com a imagem a memoria descritiva...aqui po pessoal obtuso.

http://www.habitarportugal.org/ficha.htm?id=305

neste link encontram algumas informaçoes sobre o projecto =)

a minha ignorancia é tal que a primeira imagem bastava mas tive que ir ler a memoria descritiva para a confirmar em materia de arquitectura...


"A casa é composta por uma sala, com orientação a Sul, Nascente-Poente, onde se criam diversos ambientes ao longo do dia através das paredes suspensas do pavimento que filtram a luz exterior e da piscina que funciona como um espelho de luz, reflectindo-a no interior da sala."

Não é facil...

Joana disse...

Obrigada Ana. Assim já não se pode "falar do que não se sabe".

"No exterior, a casa é protegida por uma pala contaminada com cabelos, que contribuem para a manipulação espacial do exterior, bem como iluminação nocturna e pontos de àgua."

Peço imensa desculpa, mas em relação à questão dos "cabelos", de facto confirmo agora que pertenço ao mundo "obtuso". Porque nesse aspecto a primeira imagem bastava.

ShORTy disse...

ahahah! Isto é o momento alto do blog quando eu pensava que estava quase inactivo!
Já agora, como nao sabia que tinhamos já dois Troufas Reais, fiquei com cursiodade para saber se a Igreja Caravela é do grande ou do mais novo.. bem, tou curisiossima para ler também mais sobre este projecto pára-raios =D

Unknown disse...

De facto o blog torna-se mais interessante quando há alguma coisa em discussão para além dos projectos dos "cromos" internacionais.
Aliás, talvez não fosse má ideia publicarem os vossos projectos pessoais para que os vossos colegas fiquem a saber um pouco mais sobre vocês. Não digo isto como uma crítica, mas apenas como conselho.
Este projecto aqui em discussão, por exemplo, foi feito quando ainda estávamos no nosso 4ºano da faculdade. Por isso penso que apesar de ainda serem arquitectos jovens, os vossos trabalhos podem e devem ser apresentados, pois todos sabemos que entre projectar e construir vai uma grande diferença. Faz tudo parte de ser arquitecto, e ás vezes até inventam uns nomes idiotas para as nossas obras ;-)
Quanto a saberem mais sobre a casa de Vale Moeiro, organizem-se e combinamos um dia para irem lá visitar; nada mais fácil.
P.S.: a caravela é do tio, mas o sobrinho trabalha com ele...

ShORTy disse...

Ora aqui ficou uma excelente sugestao!
O problema com os cromos internacionais passa pela ideia internacional do blog, ou de fuga =D
Mas a mim agrada-me, quando combinamos uma visita de estudo?

Unknown disse...

Eu percebi isso, mas como li queixas acerca da recente falta de dinâmica no blog...
Como vocês estão espalhados pelo mundo, talvez seja melhor averiguarem quando é que estarão cá e fazer a visita nessa altura. No entanto, se quiserem esperar por meados de Outubro, a Arq. Helga e eu estamos a terminar uma outra obra a cerca de 2km desta e teríamos todo o prazer em mostrar também.

raf disse...

andei a digerir o nome do projecto que só me trazia à cabeça sopa com cabelos... e arquitecturas à parte, não há nada como uma discussão de mão na anca e faca na liga para fazer subir as audiências :p

eu alinho na visita também!

AnaT disse...

Olha excelente ideia! eu nao nasci muito longe de Santarem (Torres Novas) por isso quando fizer ai uma visita, dou noticias, mas provavelmente so para novembro.
Caro Diogo, este blog nao é um blog de arquitectura nem nunca o pretendeu ser. é simplesmente um espaço de encontro entre amigos que vao contando as suas experiencias por este mundo fora. Percebo perfeitamente a obra em causa ter sido feita nos tempos aureos da faculdade, eu nem te conto os nomes dos meus projectos =)) Nao era a minha intençao avaliar (se é que isso é possivel)) ou duvidar das tuas capacidades de arquitecto simplesmente foi um gesto de brincadeira como eu tb sou capaz de o fazer com os meus proprios projectos (quem me conhece sabe disso) ou com qq outro "cromo" da arquitectura. alias é uma optima ideia mostrar os nossos projectos, nem que seja pa ver a nossa evoluçao como arquitectos, pois todos aqui temos as nossas pérolas =)
boa sorte pa todos e deem noticias..beijinhos

Joana disse...

Carissimos,
Pudesse eu mostrar-vos alguns dos projectos que me passaram pela frente em 2 anos no Lord e também muitos cabelos se levantariam. Já trabalhei numa torre alcachofra, se conseguirem imaginar....
A ideia da visita parece-me fantástica, obrigada pela disponibilidade. Não sei se em Outubro ou Novembro estarei por esses lados mas a ideia deixou-me com água na boca.

Já agora, alguém conseguiu aceder à reportagem da RTPN? Já tentei novamente mas não está a colaborar...